quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Programa dia das mães - Doutorado Especial



Mãe... Doutorado Especial!
Programação
·        Boas Vindas:
Todos os anos, a Igreja Adventista do 7º dia, Central de Quixabeira, no segundo domingo de maio, dedica um programa especial em homenagem àquelas que trazem o titulo glorioso de Mãe! Mas, neste ano, neste segundo domingo de maio, do ano de 2012, queremos fazer uma homenagem diferente! Neste dia, vamos homenagear, com honras ao mérito àquelas que, mesmo tendo uma ocupação profissional, exerce dentro de seu lar uma das mais importantes profissões: ser mãe! As mães podem ser consideradas doutoras em desenvolvimento infantil e em relações humanas; as mães desenvolvem um trabalho em longo prazo, em laboratório e também no campo experimental; as mães são responsáveis por uma equipe e cada filho pode ser considerado um projeto; o grau de exigência do trabalho de ser mãe é de 24 horas por dia! É. Sem dúvida alguma, cada mãe pode ser considerada Doutora, Doutora em maternidade! E nós, a Igreja Adventista do 7º dia, reunimo-nos nesse dia especial para, em reconhecimento desse valor inigualável, oferecer a cada uma delas, um momento de glória, um momento em que serão contempladas com a sua diplomação especial: ser mãe! Sem mais delongas, queremos neste momento convidar as estrelas dessa festa, as doutorandas em maternidade da Igreja Adventista do 7º dia!
·        Entrada das mães (em fila, ordem alfabética, ao som de Bond, segurando o chapéu)
·        Poema (Coração de mãe) _
·        Música -
·        Oração -
·        Mestres de Cerimonia:
As homenagens às mães remontam a épocas distantes, já há anos antes do nascimento de Cristo. No século XVII, na Inglaterra já se comemorava um domingo das mães. Mas, foi oficialmente em 1904, quando Anna Jarvis perdeu sua mãe, que esta incentivou a igreja na qual fazia parte a dedicar um dia especial em homenagem a todas as mães: um dia para tomarmos novas medidas para um pensamento mais ativo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveriam proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe. Depois dessa data vem sendo comemorado a cada ano, e em cada parte do mundo, são feitas homenagens dirigidas a estas, que em sua maneira simples de viver, dedicam toda a sua existência a seus queridos filhos. Hoje não vai ser diferente, aqui. Queremos convidar as crianças de nossa Igreja, que prestarão às suas mães e a todas as mães presentes, uma homenagem especial.
·        Música – Crianças
·        Mestres de Cerimonia:
Numa Cerimônia de Formatura convencional, um dos momentos mais solenes é aquele em que um dos alunos da turma, representando a todos os seus colegas, faz o discurso de Oratória. Aqui nesta festa de formatura, temos a certeza de que se fosse dada a cada uma de vocês a oportunidade de falar sobre o que é ser mãe, todas teriam algo bonito para dizer, mas, como não temos tempo disponível para isso, convidamos aqui uma mãe que será a representante de todas as mães, será a oradora da turma. Com a doutoranda Rilzene Matos, neste momento a palavra.
·        Oratória – Rilzene
·        Mestres de Cerimonia: Agora, para fazer o juramento dessa formatura, convidamos a doutoranda –                    
Todas se coloquem em pé, por favor, e estendam seu braço direito.
·        Mestres de Cerimonia:
 Depois de todas as formalidades necessárias cumpridas, chegou o momento de maior importância dessa solenidade. Daremos inicio, então, a outorga de grau da formatura de doutorado especial: ser mãe!  (convidar, em ordem alfabética, cada uma das mães, enquanto fala as características de cada uma). As mães ficam à frente.
·        Música (Mamãe: Saas) –
·        Os Mestres de Cerimônia parabenizam as doutoras! (momento de grande empolgação!!!, jogar chapéus, aplausos... confetis...)
·        Oração - Zizi

Sugestão de Programa para Congresso de Crianças



I Congresso: Eu Sou de Deus
Programação
8:30 – Serviço de Cântico (fantoches dá boas-vindas, se apresentam; professoras com roupas coloridas +fantoches cantando juntos)
9:00 – Abertura/boas vindas
·         Música
·         Oração
9:15 – Músicas -  Bia Souza
9:30 – Introdução ao Momento da Bíblia (fundo suave, acróstico da palavra BIBLIA, com cada letra segurada por uma criança, enquanto a fala (gravada) é feita. Entra crianças de cada sala, uma por vez, junto com a pró e convida para o estudo da lição).


B – Oi! Eu sou o B. B de beleza, de bondade, de benção, B de BIBLIA!!! 
Bíblia quer dizer beleza, quer dizer bondade, quer dizer benção!
De todos os livros que já foram escritos no mundo, a bíblia é o que mais foi lido.
De todos os mais belos poemas, a Bíblia a todos supera.
Sem dúvida, a Bíblia é o mais belo de todos os livros, pois foi escrito por homens a quem Deus deu sabedoria, é a palavra inspirada de Deus! Só poderia ser assim, carregada de tamanha beleza!

I – eu sou o I. Sou a mais magrinha de todas as letras, mas sem mim, palavras tão importantes não poderiam ser escritas, como criança, como papai, como mãezinha, como Bíblia!!!
Na palavra BIBLIA, o I quer dizer “inspiração”! ela traz histórias que inspiram pessoas tristes, cansadas, doentes, pecadoras, desanimadas.
As pessoas, adultos e crianças que leem a Biblia, encontram nela inspiração para viver, mesmo nos momentos de muita dor e aflição.

B – eu sou o outro B. Biblia, bendita escritura, que ensina a bondade, a benevolência, a benignidade. Palavras difíceis, né?
Você sabe o que significa? Elas não querem dizer outra coisa, senão o amor em ação, viver a bondade!!!  É isso que esse livro maravilhoso ensina: ser bondosos, corteses, amáveis uns para com os outros. Isso significa que temos que suportar as outras pessoas, trata-las bem, e cuidar de todos com amor, assim como gostamos de ser tratados.

L – Cheguei! Sou o L. o L que complementa a palavra Biblia. O L significa luz, lâmpada, pois a Bíblia mesmo diz: “lâmpada para meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.”
Essa luz, é a luz de Deus que dirige, que orienta, e ilumina os caminhos daqueles que querem chegar ao céu.

I – Eu represento o outro I. Este I quer dizer Imaginação. Através das páginas da Bíblia, viajamos por lugares que nunca fomos, conhecemos pessoas incríveis, histórias extraordinárias!! Sem dúvida, a bíblia é um livro que aguça a imaginação de todos que a leem, mesmo aqueles que já são crescidinhos. Nós, as crianças, adoramos cada palavra, e nos deliciamos com suas tão belas narrativas.

A – Eu represento o A, o A de amor.
Ao ler a bíblia, encontramos um plano maravilhoso de amor, o amor de Deus por cada um de seus filhinhos. A bíblia, toda ela, aponta a Jesus, que morreu numa cruz, para salvar toda a humanidade, revelando um amor sem medidas. E ele abre os braços mostrando suas mãos para sempre marcadas e diz: Vem,  filho meu, vem pra meus braços de amor, estou esperando por você...


ROL DO BERÇO – criança + professora
_ Vamos estudar a bíblia?
_Vamos sim!! Hoje vamos conhecer uma história maravilhosa da Bíblia! Vamos chamar os amiguinhos? Todas as crianças do Rol do berço, agora vai ir com a pró e com o ________________ para a sala onde vamos aprender mais de Jesus!!

JARDIM DA INFÂNCIA – criança + professora
_ tem historinha pra mim também pró??
_ tem sim, tem uma linda história pra você e pra todas as outras crianças que fazem parte da classe do jardim! Vamos juntos pra nossa sala especial onde iremos conhecer essa história maravilhosa!
PRIMÁRIOS – criança + professor
_ é muito bom aprender as histórias maravilhosas da bíblia! Será que os primários também tem uma classe especial?
_ mas, é claro! Está tudo preparado com muito carinho para que todos os primários aprendam ainda mais de Jesus! Então agora, todos os primários vão ir com a gente até nossa sala especial! Podem nos seguir!

_ os juvenis não podem ficar de fora! Com certeza terá uma classe pra nós também! Ou não?
_ tem sim! Claro! E tudo preparadíssimo! Para os juvenis e também os adolescentes. Vamos lá?? Todos os Juvenis e adolescentes podem nos acompanhar!
 


9:42 – Lição da Escola Sabatina (em classes separadas)
10:15 – Retorno
10:15 – Serviço de Cânticos + fantoches
10:22 - Apresentação do quarteto Reveren´s
10:30 – Encenação: Heróis da Bíblia

Pequenos heróis da Bíblia
Narrador 1
Nesta manhã, queremos leva-los a fazer uma viagem interessante. Fecharemos os olhos e, nas asas da imaginação, transportar-nos-emos para um passado distante.
Subiremos pelas colinas de Belem, andaremos pelas ruas de Jerusalém, chegaremos até o Egito. Visitaremos também a Assíria e outros lugares mais. Em todos encontraremos personagens que nos são familiares, através do relatório da palavra de Deus.
Narrador 2
Neste momento daremos a eles um nome especial: Pequenos heróis da Bíblia! Há um numero grande deles, porém, conversaremos com alguns apenas.
Narrador 1
Pronto! Estamos entrando na Assíria. (entra menina vestida à caráter com uma senhora) Olha lá!! Quem é aquela menina ao lado daquela senhora? Ah! É a menina cativa, aquela que foi levada prisioneira, lá do povo de Israel e foi trazida como escrava da esposa de Naamã, o capitão da Assíria.
Narrador 2                                                                                                                        
Que belo exemplo deu essa menina num lar pagão! Ali, em seu cativeiro deu um fiel testemunho do Deus verdadeiro. Por seu intermédio, o capitão Naamã pode conhecer o poder do Deus de Israel. Ela foi uma verdadeira missionária ao ensinar-lhe a respeito de Deus. A menina cativa, em terra estranha, não teve medo de dizer Eu Sou de Deus, e Ele pode te salvar!

Narrador 1
Agora nos encontramos em Listra. (Timotéo entra com um rolo na mão. Duas senhoras, mãe e avó esperando) para onde irá este menino com tanta pressa?
Narrador 2
Ah! Com certeza é hora da historia! Sua mãe Lóide e sua avó Eunice o esperam ansiosas para lhe contar as histórias da palavra de Deus. Timóteo é apenas uma criança, mas já conhece as escrituras. Sabe de cor muitos de seus versos. Como ele aprecia seu lar e o convívio com seus pais e avós!
Narrador 1
Eles mal podem imaginar que ao instruírem essa criança, estão cooperando com Deus e preparando-o para combater ousadamente ao lado do apostolo Paulo, na grande tarefa de levar o evangelho aos gentios. Timóteo cresceu e não teve medo de mostrar ao mundo que era de Deus!



Narrador 2
Voltamos novamente a Jerusalém, caminhamos até Silo. Achamos as portas do templo... mas o que é isso? (criança com trajes típicos) Um menino tão pequeno! Estará ele perdido aqui?
Narrador 1
Já sei, este é Samuel, o filho de Ana. É aquele menino que nasceu em resposta às orações de sua mãe. Apesar de ama-lo muito ela o entregou muito cedo ao serviço de Deus. Ali no templo, o sumo sacerdote Eli orientou e ensinou esta criança, preparando-o para um grande trabalho entre o povo de Israel. Foi o fundador da escola dos profetas e também juiz, profeta e sacerdote de Israel. Samuel viveu para Deus e sempre teve muito orgulho disto!

Narrador 1
Agora iremos para as colinas de Belém, nas proximidades de Jerusalém (entra o menino Davi com uma harpa nas costas e um cordeirinho nas mãos).
Narrador 2
Olha, lá está o menino Davi! Veja com que dedicação este singelo pastorzinho vigia o rebanho de seu pai Jessé. Ali, em meio a natureza ele canta canções de sua própria composição acompanhado pela harmonia de sua harpa. Nessa tenra idade, Deus já o havia escolhido e o estava preparando em sua vida solitária com seus rebanhos para uma grande obra em anos posteriores.
Narrador 1
Os salmos e melodias do suave cantor de Israel nos inspira até hoje, acendendo o amor e a fé em nossos corações e nos lembrando a solene verdade que “o Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará”. Foi esse pequeno menino que assumiu mais tarde uma elevada posição entrte as mais nobres da terra. Ele foi o rei Davi, o mais amado de Deus! E, sempre teve prazer em louvá-lo!!

Narrador 2
Que terra diferente é esta aagora? Que construções  exóticas! Devem ser as famosas pirâmides do Egito! Será que podemos ver o Faraó andando pelas ruas da cidade?  Mas o que me interessa mesmo é encontrar-me com um menino. Com um menino chamado Moisés. Onde está ele?em casa de sua mãe Joquebede ou no palácio com sua mãe adotiva?
Narrador 1
Já vi! Lá está ele! Que emoção poder vê-lo! Ele foi destinado pelo decreto do rei a ser lançado nas águas do rio Nilo. Encontrado pela princesa, foi adotado como filho e mais tarde escolhido por Faraó para ser seu sucessor. Mas Deus tinha outro plano para ele. Nascera par ser o libertador de Israel.

Narrador 2
Viveu os primeiros anos de sua vida com sua mãe Joquebede, aquela mulher de fé e oração que aproveitou toda oportunidade para educar seu filho para Deus. Quando tinha aproximadamente 12 anos, foi levado de sua humilde choupana para o palácio real. Ali enfrentou grandes tentações, mas as lições aprendidas ao lado de sua mãe deram-lhe forças para vencer. Moisés nunca se esqueceu que era de Deus. Toda a sua vida futura, a grande missão que cumpriu como chefe de Israel, testificam da importância da obra de uma mãe cristã.
Narrador 1
Ele teve o mundo inteiro diante de si, mas rejeitou toda grandeza e fama, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por pouco tempo ter o gozo do pecado. Sua nobre escolha chegou a ser o ponto de partida de uma grande mudança na história de Israel e do mundo.

Menina:
Queridos amigos: Estamos novamente no Congresso de Crianças, em Quixabeira. Só ficou em nossa mente o quadro daquele grupo de pequenos heróis, aquelas crianças que Deus usou para uma obra especial neste mundo. Deus também quer usar cada um de nós. Eu Sou de Deus e quero deixa-lo cumprir sua obra em minha vida, e você??
 


10:40 - Músicas -  Bia Souza
10:50 – Mensagem Bíblica – Jussara
11:30 – Encerramento -

TARDE
14:00 - Serviço de Cânticos + fantoches
14:20 – Oração:
14:22 – Atividade dinâmica 1: Caça-palavras bíblico (fantoches)
14:35 – Músicas - Bia Souza (2 músicas)
14:45 – Atividade dinâmica 2: Bingo Bíblico
15:00 – Serviço de Cântico (1 música) – Saída organizada para o Lanche 
15:20 – Serviço de Cântico (1 música)
15:35 – Quarteto Reveren’s ( 2 músicas)
15:45 – Atividade Dinâmica 3: tema Louvor – Entrega dos cd’s:
16:00 – Fantoches – HISTÓRIA ANIMADA – tema oração – entregar tapetes de oração - orar
16:15 – Música – Bia Souza (1 música)
16:25 - Atividade Dinâmica 4: tema Estudo da bíblia – Entrega do ano bíblico ilustrado
16:50 – Fantoches se despedem
17:00 – Apresentação da Turma do NOSSO AMIGUINHO
18:00 – Encerramento:
·         Cenas de crianças e adolescentes fazendo coisas “erradas”, vestidos com roupas de tnt preta, enquanto crianças vestidas com a camiseta do congresso se destacam, dando exemplo de gentileza, respeito, honestidade, bondade, pureza... (fundo cadenciado que chame atenção, fumaça...)
o   A carteira de um passante cai e a criança devolve; dá um folheto;
o   Criança comendo um sanduíche e dá a um mendigo, senta junto e simula conversa;
o   Ajudando idoso a atravessar;
o   Pessoas fumando e bebendo, crianças falam de Jesus;
o   Adolescentes provocam e crianças oferecem amizade;

·         Entra a cantora, solando “eu quero esse poder”;
·         As cenas continuam acontecendo.
·         No momento do coro, as crianças com roupas do congresso se voltam para a frente do palco enquanto cantam...
·         Mais crianças se juntam a elas (sobem no palco)
·         Na parte final, quando a música cita “e todo aquele que então invocar.. é certo que este salvo será...” as crianças de preto arrancam suas roupas ficando com a camisa do Congresso e se juntam as outras, cantando todos juntos...
·         Oração de consagração
·         Musica tema Eu sou de Deus (sonoplastia), Fogos de artificio.